domingo, 9 de outubro de 2016

Como ampliar desenhos com a técnica do quadriculado de Durer

Como ampliar desenhos com a técnica do quadriculado de Durer

Além do tradicional método de desenhar, existe uma técnica antiga que muitos desenhistas utilizam, seja não só para fazer desenhos pequenos como principalmente aqueles de larga escala, conhecida como a técnica do quadriculado, desenvolvida na época do Renascimento para facilitar o desenho.

Foi o desenhista e pintor Albrecht Dürer, que criou alguns artifícios para facilitar a criação dos desenhos que fazia. Um deles consistia em quadricular um cristal e emoldurá-lo, de modo que ele ficasse entre o artista e o modelo, veja:


Essa técnica é mais utilizada para desenhos muito maiores que a referência; por exemplo, pode ser uma gravura de 20×20 centímetros que deverá ser representada em uma superfície grande (muros, paredes, pisos grandes, etc). O objetivo dela é facilitar a observação e representação das proporções do desenho, seja por certa inaptidão do desenhista ou mesmo para poupar tempo de trabalho de um desenhista habilidoso.
Ser sincero eu acho essa técnica muito boa para desenhos muito grandes, pois poupa muito tempo, evitando que você tome distância diversas vezes para ver o todo do desenho e ainda consiga manter o desenho com boa representação proporcional; porém, não se deve viciar na técnica, pois isso lhe deixará limitado a desenvolver a visão própria do desenhista, que caracteriza pela boa análise de proporções, espaços e ângulos.
Lembrando o que te ensinei com o logo dos Thundercats, Reproduza um dos três  modelos abaixo, de sua preferência: (Modok, Venon ou Hera)

:


1. Com o auxílio de uma régua e um lápis, faça diversos quadrados sobre a figura que você irá representar, de modo que a figura fique no centro (se não quiser rabiscar a figura, tire um xérox ou faça a gambiarra de Dürer e ponha sobre o papel); tome cuidado para que cada figura tenha as mesmas medidas de um quadrado, senão seu desenho ficará deformado depois (no exemplo abaixo foram 8 colunas por 8 linhas, um total de 64 quadrados);


2. Em seguida faça a mesma quantidade de quadrados na folha "Grande" que te dei, lembrando de ampliar o quadrado para usar o máximo da folha possível. 
OBS.: As linhas devem ser bem leves pois devem ser apagadas depois. (Lógico você só as apagará depois que me mostrar).


3. Trace o desenho conforme a figura de referência. Não esqueça de utilizar as linhas e espaços médios como referência;  afinal é para isso que eles irão servir agora.
Mesmo que o seu desenho ocupe uma forma retangular, tome cuidado para que as formas desenhadas sejam proporcionalmente quadradas, evitando assim possíveis deformações. Já a quantidade de quadrados dependerá da complexabilidade da figura, podendo assim variar para mais ou para menos.
Por hoje é só, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário