terça-feira, 25 de outubro de 2016

Especulação nos valores dos gibis.

 


Olá. Sou colecionador desde os 13 anos, tenho mais de 14.000 exemplares, Já viajei para outros estados e comprei em todos eles, inclusive por sites de compra, bancas de revista, assinatura nas editoras, sebos e até em reciclagem de papel velho. Acredito que isso me credencia como um crítico que pelo menos sabe o que está falando.
Concordo que haja uma especulação aos valores dos gibis no Brasil. Contudo vejo críticas que excluem alguns exemplos.
1º A tão falada lei da procura – se tenho um exemplar Capitão América de 1979 nº 1 da qual vejo que uma quantidade absurda de pessoas que estão procurando, vocês esperam que eu a coloque no mercado livre a R$ 5,00? Eu não faria isso! E agora pergunto a vocês que criticam preços: Vocês venderiam a esse valor? Também acredito que não.
2º se tenho um exemplar Almanaque do Homem-aranha e seus amigos ou Aquaman nº 1 Ebal, que eu comprei na banca, li uma vez coloquei em um Plástico para não sofrer ao manuseio, não risquei conservei o exemplar por 40 ANOS, REPITO 40 ANOS, eu deveria vender por R$ 30,00? Vocês venderiam a R$ 30,00?. Pergunto a qualquer colecionador, você faria isso?
R$ 30,00 não paga minha conta de hamburguer no Bob’s ou Macdonalds. Não paga uma pizza na Savassi-BH. Um exemplar desse é muito mais interessante (no contexto raridade) que comprar alguns gibis que sai hoje com valores (aí sim, exorbitantes) como é o caso dos encadernados da salvat ou as Bibliotecas Históricas da Panini.
Reclamam de pagar R$ 35,00 em uma revista da EBAL de 1968, mas não reclamamos em pagar R$ 89,00 por alguns encadernados da Panini (no próprio site da Panini)
3º Os mesmos que reclamam que os vendedores são sacanas por venderem exemplares a R$ 100,00 ou R$ 200,00, não se sentiriam sacanas por comprarem estes mesmos exemplares por R$ 0,30.
4º Ninguém é obrigado a comprar algo, compra quem quer, compra quem acha que aquele exemplar vale aquele valor.
Um exemplo:
Amazing Fantasy Nº 15 Originalmente vendida por 10 centavos, agora avaliada em US $ 1,1 milhões.
Flash Comics Nº 1 Originalmente vendida por 10 centavos, agora avaliada em 289.000 dólares.
Detective Comics Nº 27 Originalmente vendida por 10 centavos, agora avaliada em 1.380.000 dólares.
Superman Nº 1 – Originalmente vendida por 10 centavos, agora avaliada em 671.000 dólares.
Action Comics Nº 1 Originalmente vendida por 10 centavos, agora avaliada em 1.500.000 dólares.
Vocês acham que esses exemplares valem este valor? Eu não. Mas existem que os paga. Então pronto.
O exemplar vale o quanto pagam por ele. Não me venham falar que este exemplar vale isto ou aquilo, compra quem quer, Ou melhor compra quem pode.
Foi colocado o seguinte: “não é a cura do câncer”, “devemos desapegar”, “temos que parar de comprar”. Vou ajudá-los a desapegar e serem curados desse “câncer”, manda todos os seus gibis para mim.
5ª e última coisa. Já comprei muita coisa no mercado livre que só encontrei lá. Muitos exemplares que com poucos cliques chegaram a minha casa. Exemplares que nunca encontrei nos muitos sebos sujos e empoeirados e com valores até mais absurdos, gastei menos tempo no mercado livre e obtive muito mais material interessante do que nessas péssimas bancas de papel velho ou lojas amontoadas que era preciso abrir espaço para ver se eu encontrava alguma coisa. (e o que encontrei também não venderia por R$ 10,00).
Fecho apenas minha crítica dizendo que de fato sou apaixonado por gibis, e não concordo com dizer que a culpa dos valores é simplesmente dos vendedores pois as editoras também tem culpa.
Exemplo: Biblioteca histórica Marvel Homem-aranha nº 1 vendida a R$ 450,00 em alguns sites. Se eu tenho e outros não por que não vendê-la a este preço?
Então no lugar de reclamarem dos vendedores por causa de um exemplar por que não reclamar da editora que já poderia ter relançado?????????

Espero não ter ofendido ninguém, pois como a maioria dos colecionadores queria muito que os gibis não passassem de R$ 2,50, pois alcançaríamos muitos jovens, crianças e adultos.

Gustavo Pinho
hqgustavo@gmail.com.br

Um comentário:

  1. Belo relato de um amante e colecionador de verdade. Tem coisas que não tem preço na vida da gente e ponto. Concordo com vc em tudo escrito aqui.

    ResponderExcluir