sábado, 4 de fevereiro de 2017
COMO PLANTAR SIBIPIRUNA
A sibipiruna florida parece um pé de algodão-doce amarelo. Assim como suas irmãs, a sibipiruna deve ser cultivada sob sol pleno, em solo enriquecido com matéria orgânica, regado frequentemente, mas sem encharcamento, para evitar doenças causadas por fungos e bactérias. Se você quiser plantar uma sibipiruna, escolha um local com bastante espaço, já que as raízes são poderosas e a árvore passa fácil dos 15 metros de altura. Prepare a cova com terra, areia e composto orgânico em partes iguais, colocando um pouco de calcário no fundo e mexendo bem.
Tome cuidado com a poda, geralmente anual, para que os galhos não cresçam em direção aos fios elétricos e demais lugares indesejados. E passe longe de seus frutos (pretos, achatados e com sementes beges), porque eles não são comestíveis.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
Como Plantar Quaresmeira
Como Plantar Quaresmeira
Esta é uma árvore extremamente forte que não necessita de muitos cuidados, ´
porém se você se der o trabalho de seguir alguns conselhos básicos ela crescerá
muito mais rápido e florescerá melhor:
- Ao plantar a muda, cave um buraco de profundidade bem maior que o do torrão da planta e preencha-o com uma mistura de terra, areia grossa e fertilizante orgânico. Assim a planta terá um bom espaço de terra fofa para crescer, os nutrientes necessários e uma boa drenagem, que evita o encharcamento excessivo na época das chuvas, coisa que pode causar o aparecimento de fungos na planta.
- Plante-a em local bem ensolarado para que possa realizar fotossíntese durante quase todo o dia e assim crescer melhor.
- Irrigue-a diariamente, principalmente durante o primeiro ano que a planta ainda tem um porte pequeno. Árvores grandes quando mais velhas têm a capacidade de armazenar água e sobreviver semanas sem uma irrigação, porém quando novas crescem muito melhores se devidamente regadas.
- É uma planta que tolera o frio, porém não extremo/congelante.
Jaca, como plantar
A Jaca é uma planta de clima tropical úmido, mas adapta-se a outros climas quentes desde que seja regada, pois as suas necessidades de água são elevadas e não tolera a seca. Também requer uma exposição solar máxima. Gosta de solos com uma textura areno-argilosa, profundos, com boa drenagem e não muito compactos, com um acidez ligeira com um PH entre seis e seis e meio, não precisando de ser muito férteis. Propaga-se por enxertia (Borbulha ou Encosto) e também por semente, os espaçamentos entre plantas deve rondar entre oito a dez metros.
Graviola, como plantar
Graviola, como plantar
A Graviola, gosta principalmente de climas quentes, adaptando-se desde o clima tropical, tropical úmido, semi-úmido ou sub úmido, gasta de exposição solar plena e as necessidades de água são relativamente baixas, sendo inclusive uma planta com resistência a deficiências hídricas, no entanto, para as plantas jovens, recomenda-se a irrigação com 10 litros de água por dia para cada planta, para as plantas adultas o ideal será entre dez a vinte litros semanais.
É muito pouco exigente quanto ao tipo de solo, mas desenvolve -se melhor em terrenos de textura média, bem drenados, profundos e ricos em nutrientes, podendo precisar de alguns suplementos minerais e esterco de animal curtido.
A sua propagação faz-se por sementes, estacas ou enxertos.
O espaçamento, varia entre os 4 a 8 metros entre plantas, dependendo do porte da planta e da topografia do terreno.
Abiu, como plantar
Abiu, como plantar
O Abiu pode ser propagado por semente ou por enxertia.
A planta, de clima tropical gosta de exposição máxima ao sol, o seu consumo de água é moderado, devendo ser favorecido na fase de floração e fase inicial de frutificação.
Gosta de terrenos úmidos, mas bem drenados, de preferência arenosos e ou argilosos, ricos em húmus e em nutrientes de ph neutro ou solos ligeiramente ácidos com um ph até 5,5. Dado a sua fraca exploração comercial o espaçamento é pouco relevante, mas deverá andar entre os 5 a 6 metros.
Açaí, como plantar
Açaí, como plantar
O Açaí é uma planta das regiões tropicais húmidas, gosta de terrenos alagados e das margens ribeirinhas, desenvolve-se mesmo em terrenos pouco férteis e até ácidos, mas tem um crescimento mais rápido em solo fértil. Gosta de temperaturas médias anuais superiores a 22º centígrados e de muita exposição solar.
Propaga-se por semente ou por separação dos rebentos que nascem na sua base e deve ser plantado com espaçamentos de cerca de quatro metros. A espécie a plantar deve também ser escolhida pois existe açaí roxo, sangue de boi, branco, açaí espada é açaí açu.
Abacate, como plantar
O abacate adapta-se a todo o tipo de clima dependendo da estirpe seleccionada, necessitando de boa exposição solar. De preferência devem procurar-se solos profundos e com boa drenagem, ricos em nutrientes com forte composição de matéria orgânica. Os solos devem ser adubados com estrume seco ou com materiais derivados de compostagem preferencialmente vermicompostagem ( húmus de minhoca). Propaga-se por semente ou por enxertia.
O plantio deve ser efetuado com espaçamentos de seis por seis ou sete por sete metros. Inicialmente a rega deve ser feita com alguma frequência até que esteja firme na terra.
Jatobá, como plantar
O Jatobá, e uma planta de climas tropicais quentes e úmidos, gosta de exposição solar plena.
Prefere solos férteis ou medianamente férteis, úmidos e de preferência, em planaltos com altitude de até 1.000 metros.
A suas necessidades de água são moderadas (desenvolvendo-se melhor quando cresce ao lado de cursos de água intermitentes).
A sua propagação faz-se por semente e seu plantio ainda não é comercialmente explorado, pelo fato de ser uma planta espontânea em muitas regiões, pelo que, não há informação quanto a espaçamentos entre plantas e nas entre linhas.
Plantio de pinhão
Plantio de pinhão
1 - O plantio da semente da araucária é feito quando os pinhões estão novos.
O detalhe mais importante é que eles deverão ser enterrados deitados em um saco ou pote
com terra rica em húmus (terra preta), cuidando para que esta terra permaneça úmida, mas nunca encharcada.
2 - Quando as mudas atingirem mais ou menos 20 cm, podem ser transferidas
definitivamente para o solo em projetos de ajardinamento, reflorestamento com vistas a
reabilitação de florestas ou plantio de talhões comerciais.
3 - Esta espécie não gosta de sol direto quando nova (menos de 1,5 m.),
portanto, pode-se plantar as mudas sob a sombra de eucaliptus, em um espaçamento
bom -3 m entre as árvores. É uma boa maneira de começar a substituir o eucalipto,
que é uma árvore barata, por uma mais preciosa, o pinheiro brasileiro." (Fundação Gaia)
Onde e Como Plantar resedá
Cultivo
Onde e Como Plantar
Devido ao fato do resedá se proliferar rapidamente e já compor a paisagem de várias cidades, vêm sendo desaconselhável seu plantio, para que assim outras espécies de plantas não sofram de competição desleal com uma planta tão resistente.
Supondo que você realmente pretenda ter um resedá (que convenhamos, é bem bonito e resistente), provavelmente não terá muitos problemas, uma vez que a árvore se adapta bem a diversas condições climáticas e de solo, faça uma preparação simples no solo e transplante a muda e estará praticamente pronto seu resedá.
Tipo de Solo
Para melhorar o desenvolvimento desta árvore florífera é aconselhado antes do plantio afofar o solo e misturar a ele areia grossa e fertilizante orgânico, para que assim tenha uma boa drenagem e abundância de nutrientes para o crescimento da planta.
Como Cuidar
Principalmente durante os primeiros anos, irrigue diariamente, porém com cuidado para não encharcar o solo e assim favorecer o aparecimento de doenças causadas por fungos. Semestralmente adicione também adubo NPK rico em fósforo no intuito de auxiliar a floração do resedá.
Como plantar e cuidar de espirradeira
como plantar espirradeira
Embora seja comumente utilizada para adornar parques e vias públicas, esse arbusto europeu que também é chamado de Nerium oleander ou simplesmente Oleandro divide opiniões sobre quão ampla deve ser sua utilização. Isso se dá pelo fato de tanto suas folhas quanto flores possuírem um toxidade extremamente alta, o que pode ser letal para crianças ou animais que não possuem discernimento suficiente para saber o que devemos ou não ingerir.
Mesmo quando estamos apenas cuidando dessa planta devemos sempre utilizar luvas e botas para evitar que o contato demasiado com a pele cause profundas irritação, devido a esses motivos é realmente desaconselhável seu cultivo por pessoas descuidadas ou que possuem crianças na família.
Supondo que você não se preocupe com os problemas supracitados e pretenda criar essa planta mesmo assim, verá que ela é um ótimo adorno em jardins externos, suas grandes e multicoloridas flores adicionam muita beleza a sua aparência leve, rica em folhas lanceoladas.
Como Cuidar
Devemos cultivar essa planta em área externa, sempre ao sol. Quanto ao solo, misture-o bem a fertilizante orgânico antes do plantio e anualmente reforce seus nutriente com a adição de mais um pouco de adubo orgânico e de NPK rico em fósforo, que ajuda a floração.
Após a floração é interessante fazer uma poda para limpar a planta e melhorar sua formação, lembre-se de fazê-la utilizando luvas e sempre com cuidado para ter o mínimo contato possível com a planta.
COMO PLANTAR E CULTIVAR MULUNGU
COMO PLANTAR E CULTIVAR MULUNGU
Indicações do Mulungu
O mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria,insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono; e de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite ou bronquite asmática.
Propriedades do Mulungu
As propriedades do mulungu incluem a sua ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, expectorante, hipnótica, hipotensiva, narcótica, sedativa, tranquilizante, antidepressiva, hepatoprotetora, hipotensiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória.
Modo de uso do Mulungu
As partes usadas do mulungu são os frutos, flores, cascas e sementes.
- Infusão de mulungu: adicionar 4g das cascas de mulungu a uma xícara de água fervente. Deixar ferver por 15 minutos e tomar o chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.
Características gerais:
– Trata-se de uma árvore tipicamente ornamental, nativa da mata atlântica, de ciclo de vida perene, que pode atingir mais de 4 metros de altura.
– O florescimento ocorre no inverno e início da primavera.
– Suas flores de coloração vermelho vivo, atraem beija-flores e psitacídeos, (periquitos e papagaios), que se alimentam delas, numa época em que há escassez de frutos silvestres na natureza.
– As sementes ocorrem em vagens, semelhantes a feijões.
Clima:
– Planta adaptada ao clima: Tropical, subtropical e Equatorial, e deverá ser cultivada a pleno sol.
Solo:
– Trata-se de uma planta rústica capaz de se desenvolver em qualquer tipo de solo. Mas, para atingir maior exuberância, deverá ser plantada em solo fértil, com boa precipitação pluviométrica anual.
– Por se tratar e uma planta nativa da mata atlântica, aprecia alto teor de umidade, inclusive tolera solos parcialmente encharcados.
Onde e Como Plantar Tamarindo
Cultivo
Onde e Como Plantar Tamarindo
Devemos escolher um local espaçoso, com solo ligeiramente ácido (ou tratá-lo para que fique), sem escassez de matéria orgânica e sobretudo arenoso, para evitar encharcamentos, uma vez que a presença de fungos é muito grava para esta árvore, principalmente durante seus primeiros anos de vida.
Caso deseje iniciar o cultivo da planta desde o começo, pode-se utilizar estaquia durante a época mais fria do ano, enxertos ou até mesmo plantio por sementes, que brotam melhor caso tiverem suas cascas quebradas e forem banhadas em água limpa por um dia.
Outra alternativa é o plantio a partir de mudas, bastando abrir uma cova maior que o torrão, afofar bem a terra e realizar a transferência da planta.
Como Cuidar
Como na maioria das plantas, as épocas mais críticas no cultivo da tamarindeira é quando ela ainda é jovem, podendo morrer caso mal cuidada, e quando a planta estiver frutificando, tarefa que despende muita energia e para isso precisa de uma boa quantidade de nutrientes para poder produzir tamarindos saudáveis.
Lembre-se que esta planta não suporta solo encharcado, então evite regas em excesso, principalmente durante os primeiros anos, mas nunca deixe que o solo seque por completo, pois a planta necessita d’água para crescer. Anualmente, de preferência antes da época de produção de frutos, reforce o nível de nutrientes do solo através da utilização de um pouco de adubo NPK rico em potássio (K), além de adubo orgânico, que é rico em nitrogênio (N).
Como plantar oiti
Quando vc for plantar as mudas de arvores, faça umas covas mais fundas e largas. depois coloque um pouco de adubo super-simples, um pouco de folhas de arvores velhas e esterco curtido. plante a muda nivelada com a superfice, irrigue sempre. Respeite o espaço entre outras já plantadas. O mesmo deve ser feito para as espécies, como saboneteira e manga
Características
Espécie originária da Mata Atlântica, é muito utilizada na arborização de várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Campo Grande. O seu fruto é uma drupa elipsoide ou fusiforme, de casca amarela mesclada de verde quando madura, com cerca de doze a dezesseis centímetros de comprimento e polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte, com caroço volumoso e oblongo.
Usos
É muito usada na arborização urbana por sua copa frondosa, que dá ótima sombra. As folhas são muito apreciadas pela fauna em geral. A sua madeira é de ótima qualidade para diversos usos, como postes, estacas, dormentes e construções civis. Seus frutos são comestíveis, com amêndoas ricas em óleo. Um aspecto notável desta espécie é sua reconhecida resistência aos poluentes urbanos.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)