Cultivo
Onde e Como Plantar Tamarindo
Devemos escolher um local espaçoso, com solo ligeiramente ácido (ou tratá-lo para que fique), sem escassez de matéria orgânica e sobretudo arenoso, para evitar encharcamentos, uma vez que a presença de fungos é muito grava para esta árvore, principalmente durante seus primeiros anos de vida.
Caso deseje iniciar o cultivo da planta desde o começo, pode-se utilizar estaquia durante a época mais fria do ano, enxertos ou até mesmo plantio por sementes, que brotam melhor caso tiverem suas cascas quebradas e forem banhadas em água limpa por um dia.
Outra alternativa é o plantio a partir de mudas, bastando abrir uma cova maior que o torrão, afofar bem a terra e realizar a transferência da planta.
Como Cuidar
Como na maioria das plantas, as épocas mais críticas no cultivo da tamarindeira é quando ela ainda é jovem, podendo morrer caso mal cuidada, e quando a planta estiver frutificando, tarefa que despende muita energia e para isso precisa de uma boa quantidade de nutrientes para poder produzir tamarindos saudáveis.
Lembre-se que esta planta não suporta solo encharcado, então evite regas em excesso, principalmente durante os primeiros anos, mas nunca deixe que o solo seque por completo, pois a planta necessita d’água para crescer. Anualmente, de preferência antes da época de produção de frutos, reforce o nível de nutrientes do solo através da utilização de um pouco de adubo NPK rico em potássio (K), além de adubo orgânico, que é rico em nitrogênio (N).
Nenhum comentário:
Postar um comentário