segunda-feira, 24 de junho de 2019


6° Concilio da Igreja:
Terceiro Concilio de Constantinopla - 680 d.C.

Surgi além dos monofísistas (que acreditavam somente na natureza divina de Jesus), outra corrente que alastrou-se na Igreja Católica chamou-se de monotelismo; Jesus só era humano. As pessoas iletradas não sabendo o perigo dessas correntes aderiam a este fé encantadas com a forma com que os pregadores falavam e sua grande semelhança com o catolicismo. Os bispos após o concílio pregavam ainda com mais ardor sobre as duas naturezas contidas em Jesus;  a humana e a divina,  sendo estas inseparáveis.

7Concílio da Igreja:
Segundo Concilio de Nicéia - 787 d.C. .

Este concílio é conhecido pela polêmica iconoclasta, ou seja, pela quebra das imagens. Os imperadores não cristão começavam a subir aos tronos e estes logo cismaram numa política em seus impérios que as imagem era para ser tratadas como um a maldição e para desespero das igrejas estes imperadores decretavam a quebra das imagens. Contudo estes decretos acabaram não prosperando e aquilo que era ainda confusão na cabeça de alguns foi esclarecido a partir desse concílio. As imagens não se tratavam de objetos de adoração por isso é que se deve diferenciar o máximo possível o culto a Trindade  chamado culto Latria e aos santos culto DuliaCom essas duas fórmulas  de cultos ficou claro para a igreja que o culto aos santos não se tratava de adorações.

8o Concílio da Igreja:
Quarto Concílio de Constantinopla – 869 d.C.

Surgiu no seio da Igreja um herege chamado Fócio que pregava a condenação dos padres que não se casavam e a errônea idéia da Igreja de que o Espírito Santo procedia também do Filho. Com isso Fócio arrebanhou muitos padres da nossa Igreja levando a uma divisão na nossa igreja até hoje, ou seja, cristão católicos e aqueles que se separaram não obedecendo ao Papa chamados cristãos ortodoxos, estes aprovaram a casamentos de padres e renunciaram o Filioque. Fócio foi elevado logo após a sua morte aos altares da Igreja  Ortodoxa como santo.

9° Concílio da Igreja:
Primeiro Concílio de Latrão -1123 d.C

Somente depois de 253 anos é que os bispos voltaram a se reunir em Roma. Neste período a Igreja tornou-se brinquedo nas mãos dos bárbaros, chamada esta fase da igreja de "Idade das Trevas". A causa do concílio foi o combate dos bispos com relação a alguns padres que estavam se casando e outros vendendo objetos e patrimônios para riqueza própria. Foi formulada uma série de leis aos clérigos que por sua vez não assumidas seriam expulsos de suas funções dentro da Igreja.

10º Concílio da Igreja:
Segundo Concílio cie Latrão - 1139 d.C.

O motivo do concílio era a briga de duas famílias que após a morte do Papa cada uma escolheu seu próprio papa gerando confusão na Igreja. O concílio foi aberto pelo Papa Inocêncio e a questão eram os anti-papas. Os papas escolhidos pelas famílias não querendo aderir ao verdadeiro caminho foram excomungados e com eles os bispos que eles ordenaram como também os padres.

11° Concílio da igreja:
Terceiro Concílio de Latrão - 1179 d.C

Foram discutidos vários pontos neste concílio entre eles: a organização do colégio dos cardeais como os únicos a decidirem a escolha do Papa, afim de não acontecer o que aconteceu no segundo concilio de Latrão, a ordenação dos padres só após os 25 anos, e a excomunhão como forma última para a punição. Este concílio foi aberto pelo Papa Alexandre III.

12° Concílio da igreja:
Quarto Concílio de Latrão - 1215 dC.

Este concílio combateu algumas heresias existentes na época, tratou da questão Trindade, do sacerdócio e da eucaristia, entre os decretos estava a confissão anual dos fiéis e o seu sigilo, e a comunhão ao menos na páscoa do Senhor, como também a questão do matrimônio e algumas questões de conduta dos padres.

13° Concílio da Igreja:
Primeiro Concílio de Lyon - 1245 d.C.

O motivo da convocação do concílio foi o imperador Frederico, que criado pelo Papa Inocêncio III se revolta contra a Igreja sendo perseguidor da mesma; Com a idéia de tornar Roma sua capital foi excomungado e sua sentença foi aprovada pelo seu não comparecimento no concílio, a fim de rever suas atitudes gananciosas por poder.

14° Concílio da Igreja:
Segundo Concílio de Lyon - 1274 d.C.

O motivo agora deste concílio era as conquistas de reunificação dos gregos, problemas na Terra Santa e problemas no clero. Foi vista a questão do purgatório (estado de graça), eucaristia (pão ázimo, transubstanciação - transformação do pão em corpo de Cristo), foi decretado que outro matrimônio só podia ser contraído após a morte do outro, como também a autoridade papal como a autoridade máxima da Igreja. O concílio foi aberto pelo Papa Gregório X.

15° Concílio da Igreja:
Primeiro Concílio de Vienne 1311 d.C.

A questão do concílio era de resolver os problemas de exércitos que insistiam em atacar a Igreja e de imperadores que queimavam os fiéis Católicos. O Papa Bento XI convoca o concílio para resolver os problemas de relacionamento de Igreja x Império.

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